SOB(RE) O TEXTO: O DOMÍNIO DO SIGNIFICANTE

Autores

  • Maria Alice Sousa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v30i2.1312

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a produção textual, recortando, para efeito da discussão, textos produzidos por crianças da segunda série do ensino fundamental, colhidos na experiência que desenvolvi com leitura e escrita, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o ano de 1997. Filiando-me aos referenciais teóricos da lingüística estrutural e da psicanálise lacaniana, parti da hipótese de que a língua tem um funcionamento próprio que captura o sujeito e, nesse sentido, comanda o movimento das unidades güístico-discursivas na constituição de textos. Esteve em foco, na experiência, inserir o aluno em um universo textual. Com a imersão em atividades constantes e diárias de leitura e escrita, observei o movimento dos significantes dos textos circulados, compondo, com semelhança e diferença, os textos das crianças. Foi possível, portanto, reconhecer a relação de implicação entre sujeito e linguagem e considerar o texto como efeito do trabalho do significante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-08-13

Como Citar

SOUSA CARVALHO, M. A. SOB(RE) O TEXTO: O DOMÍNIO DO SIGNIFICANTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 267–278, 2007. DOI: 10.5216/ia.v30i2.1312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1312. Acesso em: 22 nov. 2024.