SOB(RE) O TEXTO: O DOMÍNIO DO SIGNIFICANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v30i2.1312Resumen
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a produção textual, recortando, para efeito da discussão, textos produzidos por crianças da segunda série do ensino fundamental, colhidos na experiência que desenvolvi com leitura e escrita, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o ano de 1997. Filiando-me aos referenciais teóricos da lingüística estrutural e da psicanálise lacaniana, parti da hipótese de que a língua tem um funcionamento próprio que captura o sujeito e, nesse sentido, comanda o movimento das unidades güístico-discursivas na constituição de textos. Esteve em foco, na experiência, inserir o aluno em um universo textual. Com a imersão em atividades constantes e diárias de leitura e escrita, observei o movimento dos significantes dos textos circulados, compondo, com semelhança e diferença, os textos das crianças. Foi possível, portanto, reconhecer a relação de implicação entre sujeito e linguagem e considerar o texto como efeito do trabalho do significante.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.