LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), CAMPUS DOIS VIZINHOS: DA IMPLANTAÇÃO À EXTINÇÃO

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72012

Résumé

O artigo analisa o processo de constituição e fechamento de um curso de Licenciatura em Educação do Campo na UTFPR, campus Dois Vizinhos. Analisa-se o contexto histórico que permitiu o surgimento deste curso no Brasil; os fatores que contribuíram para a abertura do curso na universidade referida; apresenta-se resultados da implantação e as dificuldades encontradas para a manutenção, bem como as dificuldades encontradas pelos egressos para a obtenção de trabalho na área de formação. Por fim, faz-se uma análise dos fatores internos e externos à universidade que levaram ao fechamento do curso. Metodologicamente, foi aplicado um questionário aos egressos da primeira turma do curso, com a análise de documentos (Projeto Pedagógico do Curso, atas do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado) assim como a vivência dos autores como docentes e gestores.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Afirmativas; Licenciaturas; Educação do Campo; UTFPR.

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Leandro Turmena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, leandroturmena@utfpr.edu.br

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Sapientia de Filosofia - ISF (2004) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2009). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2016). Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Dois Vizinhos. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR, Campus Curitiba.

Zinara Marcet de Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zinaraandrade@utfpr.edu.br

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Sidemar Presotto Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, sidemar@utfpr.edu.br

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de sociologia rural; associativismo e cooperativismo e legislação agrária na UTFPR.

Armenes de Jesus Ramos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, armenesjunior@utfpr.edu.br

Possui graduação em Engenharia pela PUC-PR (1990), especialização em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho (1994), pela UFPR, mestrado (2001) e doutorado (2007), ambos em Educação pela UFPR. É professor na UTFPR, no DAESO (Departamento de Estudos Sociais), Campus Curitiba.

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Publié-e

2023-05-09

Comment citer

TURMENA, L.; ANDRADE, Z. M. de; NUNES, S. P.; JUNIOR, A. de J. R. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), CAMPUS DOIS VIZINHOS: DA IMPLANTAÇÃO À EXTINÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 216–233, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.72012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72012. Acesso em: 20 déc. 2024.

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