LICENCIATURA EN EDUCACIÓN DEL CAMPO DE LA UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA FEDERAL DE PARANÁ (UTFPR), CAMPUS DOS VECINOS: DE IMPLANTACIÓN A EXTINCIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72012

Resumen

El artículo analiza el proceso de constitución y cierre de la carrera de Educación Rural en la UTFPR, Campus Dois Vizinhos. Se analiza el contexto histórico que permitió el surgimiento de este curso en Brasil; los factores que contribuyeron a la apertura del curso en la mencionada universidad; se presentan los resultados de la implementación y las dificultades encontradas para el mantenimiento, así como las dificultades encontradas por los egresados para conseguir trabajo en el área de formación. Finalmente, se hace un análisis de los factores, internos y externos a la universidad, que llevaron al cierre de la carrera. Metodológicamente se aplicó un cuestionario a los egresados ​​del primer grupo del curso, análisis de documentos (Proyecto Pedagógico del Curso, actas del Núcleo Docente Estructurador y del Colegiado), así como la experiencia de los autores como docentes y directivos.

PALABRAS CLAVE: Políticas Afirmativas; Grados; Educación de Campo; UTFPR.

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Biografía del autor/a

Leandro Turmena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, leandroturmena@utfpr.edu.br

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Sapientia de Filosofia - ISF (2004) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2009). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2016). Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Dois Vizinhos. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR, Campus Curitiba.

Zinara Marcet de Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zinaraandrade@utfpr.edu.br

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Sidemar Presotto Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, sidemar@utfpr.edu.br

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de sociologia rural; associativismo e cooperativismo e legislação agrária na UTFPR.

Armenes de Jesus Ramos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, armenesjunior@utfpr.edu.br

Possui graduação em Engenharia pela PUC-PR (1990), especialização em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho (1994), pela UFPR, mestrado (2001) e doutorado (2007), ambos em Educação pela UFPR. É professor na UTFPR, no DAESO (Departamento de Estudos Sociais), Campus Curitiba.

Publicado

2023-05-09

Cómo citar

TURMENA, L.; ANDRADE, Z. M. de; NUNES, S. P.; JUNIOR, A. de J. R. LICENCIATURA EN EDUCACIÓN DEL CAMPO DE LA UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA FEDERAL DE PARANÁ (UTFPR), CAMPUS DOS VECINOS: DE IMPLANTACIÓN A EXTINCIÓN. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 216–233, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.72012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72012. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos