TRABALHOS EM GRUPO EM UM CURSO ONLINE COLABORATIVO

Auteurs-es

  • Adriana Clementino

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6557

Résumé

A existência de trabalhos em grupo é inerente à abordagem colaborativa. A escolha das estratégias pedagógicas de um curso deve incluir aquelas que promovam interação entre o grupo de alunos. Oportunidades devem ser criadas para que vivências sejam partilhadas entre alunos, e entre estes e o professor. O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional apresenta diferenciais que podem ajudar nesse sentido: novos ambientes de aprendizagem; novas ferramentas para disponibilização de material, de pesquisa, de comunicação e interação; enfim, uma nova ecologia cognitiva. Tudo isso aliado a um planejamento didático-pedagógico adequado, pode proporcionar às pessoas condições de serem mais participativas e colaborativas na construção do conhecimento delas próprias e do grupo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2009-06-30

Comment citer

CLEMENTINO, A. TRABALHOS EM GRUPO EM UM CURSO ONLINE COLABORATIVO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 105–126, 2009. DOI: 10.5216/ia.v34i1.6557. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6557. Acesso em: 23 nov. 2024.