TRABALHOS EM GRUPO EM UM CURSO ONLINE COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6557Resumen
A existência de trabalhos em grupo é inerente à abordagem colaborativa. A escolha das estratégias pedagógicas de um curso deve incluir aquelas que promovam interação entre o grupo de alunos. Oportunidades devem ser criadas para que vivências sejam partilhadas entre alunos, e entre estes e o professor. O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional apresenta diferenciais que podem ajudar nesse sentido: novos ambientes de aprendizagem; novas ferramentas para disponibilização de material, de pesquisa, de comunicação e interação; enfim, uma nova ecologia cognitiva. Tudo isso aliado a um planejamento didático-pedagógico adequado, pode proporcionar às pessoas condições de serem mais participativas e colaborativas na construção do conhecimento delas próprias e do grupo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.