ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65164

Résumé

O estudo em questão tem como propósito suscitar diálogos acerca da formação de professores, tomando como referência as pesquisas realizadas por estudantes do curso de Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Por meio do levantamento bibliográfico, procuramos nos debruçar sobre as discussões realizadas por estudantes do programa – entre os anos de 2010 e 2018 –, reconhecendo a potência de um “quefazer” (FREIRE, 1987; 2007) que envolve não somente a ação de pesquisar e refletir sobre a prática docente, mas uma nova ação que consiste em (re)pensar a partir do processo  decorrente da pesquisa, isto é, aprender “nele e com ele”. Nesse sentido, as  questões aqui levantadas em diálogo com estudiosos como Nóvoa (1992; 1995) e  Freire (1996; 1997) pretendem contribuir teórica e metodologicamente com o  campo da Formação de Professores, tomando como base para análise os  seguintes  eixos: inserção do profissional docente, desenvolvimento do profissional docente, Formação Inicial, Formação Continuada e Docência Universitária. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos César de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brasil, carlosoliveira.prof@gmail.com

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio, Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ.

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil, helenafontoura@gmail.com

Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz, Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona, Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Téléchargements

Publié-e

2021-04-17

Comment citer

OLIVEIRA, C. C. de .; FONTOURA, H. A. da . ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 216–237, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65164. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65164. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos