A PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: O PNLD LITERÁRIO 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65038

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns resultados da pesquisa “Da seleção ao ato de ler: os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/Literário 2018)”. Além disso, tem por principal objetivo verificar como as obras do referido programa podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do Município de João Pessoa-PB em leitores autônomos. Com isso, a partir da elaboração e aplicação de um questionário com os professores que participaram da escolha das obras literárias, investigamos os modos de divulgação e orientação que eles receberam para realizar a seleção dos livros. Os resultados apontam para certas falhas na seleção e atrasos na distribuição dos acervos do programa.

PALAVRAS-CHAVE: PNLD Literário 2018. Seleção. Literatura Infantil. Ensino Fundamental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Niwton da Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, niwtonisrael@gmail.com

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba. Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa na UFPB. É membro do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB.

Ana Magally Pereira de Freitas , Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, anamagallyufpb@hotmail.com

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal da Paraíba; atua como Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).

Daniela Maria Segabinazi , Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, dani.segabinazi@gmail.com

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994). Graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995). Mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva e é líder do grupo de pesquisa "Estágio, ensino e formação docente".

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

PEREIRA, I. N. da C.; FREITAS , A. M. P. de; SEGABINAZI , D. M. . A PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: O PNLD LITERÁRIO 2018. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1548–1563, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.65038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65038. Acesso em: 29 mar. 2024.