PROMOCIÓN DEL LIBRO Y LA LECTURA EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS BRASILEÑAS: EL NUEVO PNLD LITERARIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65038Resumen
Este artículo presenta y discute algunos resultados de la investigación “Da seleção ao ato de ler: os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/Literário 2018)”. Y su principal objetivo es verificar cómo los trabajos de ese programa se pueden combinar con la metodología de estrategias de comprensión lectora para transformar a los estudiantes de los primeros años de la escuela primaria en las escuelas de la ciudad de João Pessoa-PB en lectores autónomos. Con ello, a partir de la elaboración y aplicación de un cuestionario con los profesores que participaron en la elección de obras literarias, investigamos las formas de difusión y orientación que recibieron para realizar la selección de libros. Los resultados apuntan a ciertas fallas en la selección y retrasos en la distribución de las colecciones del programa.
PALABRAS CLAVE: PNLD Literario 2018. Selección. Literatura Infantil. Enseñanza Fundamental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.