COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, amandamelchiottigoncalves@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, rdeitos@uol.com.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-27

Comment citer

GONÇALVES, A. M.; DEITOS, R. A. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 420–434, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.63822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822. Acesso em: 16 juill. 2024.