COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, amandamelchiottigoncalves@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, rdeitos@uol.com.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Published

2020-10-27

How to Cite

GONÇALVES, A. M.; DEITOS, R. A. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 420–434, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.63822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822. Acesso em: 24 nov. 2024.