GESTÃO PARTICIPATIVA DA EDUCAÇÃO: POLÍTICA NEOLIBERAL OU AUTONOMIA ADMINISTRATIVA?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61428

Résumé

Este estudo é parte de um projeto onde discutimos o perfil dos gestores de escolas públicas do oeste do Paraná. Objetivamos apresentar e debater os encaminhamentos de gestão participativa desenvolvida nas políticas educacionais do Estado do Paraná. A pesquisa de cunho qualitativo pautado em revisão bibliográfica e análise de dados oriundo dos questionários contextuais da Prova Brasil respondidos pelos gestores de escolas estaduais. Como resultados temos apontamentos quanto a redução do papel do Estado na educação, descentralizando parte da gestão financeira das escolas mantendo a centralidade no controle dos processos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Valdecir Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doctorat en éducation de l'Université de Rio dos Sinos Valley (UNISINOS); Master en éducation de l'Université de Passo Fundo (UPF). Diplômé en histoire et pédagogie. Professeur ordinaire du programme de troisième cycle en éducation de l'Université d'État du Paraná occidental (UNIOESTE), campus de Cascavel et professeur auxiliaire du cours Pedagoia UNIOESTE Campus de Cascave, Pr.

Marinez Gasparin Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia e História (licenciatura). Professora da Rede Municipal de Educação.

Adrian Alvarez Estrada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Colegiado de Pedagogia.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-15

Comment citer

SOLIGO, V.; SOLIGO, M. G.; ESTRADA, A. A. GESTÃO PARTICIPATIVA DA EDUCAÇÃO: POLÍTICA NEOLIBERAL OU AUTONOMIA ADMINISTRATIVA?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 169–185, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i1.61428. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61428. Acesso em: 21 déc. 2024.