Néolibéralisme et confidentialité de l'éducation: formation des enseignants et relations entre les partenariats public-privé
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61147Résumé
O artigo faz uma análise sobre o processo de privatização da educação efetivado pelas reformas neoliberais no Brasil a partir da década de 1990 e, em especial na formação continuada de professores, a partir das parcerias público-privadas. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica. Constamos que essas reformas sinalizam para a valorização do setor privado no campo educacional como uma estratégia de garantia da ordem capitalista, em que o mercado é apresentado como regulador da vida social, sem que isso implique na defesa da igualdade e dos direitos sociais. Concluímos o texto propondo alternativas possíveis de se pensar a educação para além do capital, e a defesa de uma sólida formação de professores que os ajude a serem os intelectuais orgânicos de transformação do seu meio social, sujeitos de transformação, mesmo em situações de extrema desesperança.
Palavras - Chaves: Formação de Professores. Parcerias público-privadas. Privatização. Neoliberalismo.
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