EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURSO SUPERIOR DE UM CAMPUS DO IF GOIÁS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56975

Résumé

Este estudo busca desvelar a percepção dos alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG) sobre sua formação e inserção no mundo do trabalho. A questão de interesse é: qual a percepção desses alunos sobre sua formação inicial, assertivas e fragilidades para acessar o mundo do trabalho, para o exercício da docência e, ainda, sua percepção sobre a articulação e integração da teoria e prática durante seu curso? O referencial teórico adotado destaca, dentre outros, Nóvoa (1995), Pimenta (1995), Tardif (2010) e Candau (2013). Esta pesquisa se caracteriza como um trabalho de natureza qualitativa com uso de roteiro de entrevista para alunos do curso de Licenciatura em Química. Ao interpretar e analisar a percepção dos alunos do curso constatou-se uma insatisfação dos entrevistados em relação à articulação entre teoria e prática no que tange o estágio supervisionado. Em contrapartida, é possível perceber que o IFG tem se preocupado com as mudanças significativas que interferem na proposta curricular de seu curso, por apresentar uma redefinição de seu currículo e avanço da matriz curricular em relação às práticas de ensino e didática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilmara Barbosa de Jesus, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias-PPGIELT da Universidade Estadual de Goiás-Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH).

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

 

 

Téléchargements

Publié-e

2020-01-02

Comment citer

DE JESUS, G. B.; SILVA, Y. F. de O. e. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURSO SUPERIOR DE UM CAMPUS DO IF GOIÁS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 768–783, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56975. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56975. Acesso em: 22 nov. 2024.