A IGREJA E O ESTADO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1946 A 1979
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56972Résumé
O estudo sobre a formação do professor primário é de fundamental importância para o entendimento acerca da constituição da sociedade e os diferentes papéis assumidos pela Igreja Católica que usufruiu do poder da educação para manutenção de controle social. Este estudo busca analisar a relação da Igreja Católica com a formação de professores no Triângulo Mineiro – MG, no período de 1946 a 1979, a partir de 20 pesquisas de pós-graduação Stricto Sensu que abordaram a formação do professor primário no Triângulo Mineiro. Investigamos, em trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu que discutem a formação do professor primário no Triângulo Mineiro, o estado da arte desse tema. Encontramos 20 trabalhos que o abordam, tendo como sujeitos 43 professores primários, dos quais 21 estudaram em escolas confessionais e 22 professores que, embora tivessem estudado em escolas laicas, disseminavam em suas falas os preceitos difundidos pela Igreja Católica no período de 1946 a 1979. A partir das análises, identificamos também que a Igreja foi um instrumento em parceria com o Estado para a manutenção da ordem social vigente no período de 1946 a 1979.
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