Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5274Résumé
O presente artigo busca ampliar subsídios que permitam uma compreensão do ponto de vista das crianças na dimensão da pesquisa em Educação Física Infantil, atentando ao fato de que, a comunicação das crianças não se restringe à capacidade de articulação de argumentos verbais, mas, possuem condições de articular, simultaneamente, as diversas linguagens corporificadas, por sua vez, no seu movimento expressivo. Trata-se de uma reflexão teórica, na qual a revisão da literatura permitiu delimitar os parâmetros da abordagem do tema e propor sua problematização. A conclusão aponta para necessidade de se adotar, nas pesquisas com crianças, uma abordagem multidisciplinar como aporte metodológico, que possibilite, de fato, perceber e incluí-las como partícipes da e na produção de conhecimentos, especialmente aqueles que as afetam diretamente e que podem perspectivar novas formas de intervenção educativa. Palavras-chave: pesquisa, infância, educação física, educação infantil.Téléchargements
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