O programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política pública para a democratização do estado no Brasil

Auteurs-es

  • Daise Ferreira Diniz Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, daisef.diniz@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-0516-1746
  • Débora Franco Lerrer Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, debora.lerrer.cpda@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1909-349X

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.46105

Résumé

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA é uma política pública do governo federal que tem por objetivo promover ações educativas nas regiões de Reforma Agrária a partir de cursos voltados para a realidade do meio rural através de uma gestão participativa e compartilhada. O presente artigo tem por finalidade dissertar sobre a trajetória do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) demonstrando como sua operacionalização contribui para a democratização do Estado no Brasil pelo seu caráter participativo, característica fundacional do programa que deve ser constantemente reatualizada.

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Bibliographies de l'auteur-e

Daise Ferreira Diniz, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, daisef.diniz@gmail.com

Débora Franco Lerrer, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, debora.lerrer.cpda@gmail.com

Publié-e

2018-09-21

Comment citer

FERREIRA DINIZ, D.; FRANCO LERRER, D. . O programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política pública para a democratização do estado no Brasil. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 259–280, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.46105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46105. Acesso em: 3 juill. 2024.