REFLEXÕES SOBRE A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E NAS LICENCIATURAS

Auteurs-es

  • André Barcellos Carlos de Souza

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1333

Résumé

Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas.

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Publié-e

2007-08-13

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CARLOS DE SOUZA, A. B. REFLEXÕES SOBRE A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E NAS LICENCIATURAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 79–106, 2007. DOI: 10.5216/ia.v29i1.1333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1333. Acesso em: 4 juill. 2024.

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