CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ DE DEZEMBRO DE 2024 - REVISTA INTER-AÇÃO

2024-07-11

EDITAL EM PORTUGUÊS - PDF

EDICT IN ENGLISH - PDF

EDITAL EN ESPAÑOL - PDF

 

A Inter-Ação é o periódico quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-graduação em Educação – FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de pesquisas e estudos teóricos sobre a Educação, abrangendo, principalmente, as linhas de pesquisa do PPGE: Cultura e processos educacionais; Estado, Políticas e História da Educação; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Educação, trabalho e movimentos sociais; e Fundamentos dos processos educativos.

Atualmente, esta revista se encontra avaliada pela CAPES como A2 e indexada nas seguintes bases de dados: Edubase, Iresie, BBE-CIBEC/INEP/MEC, IBICT/SEER, DOAJ, Latindex, CLASE, Ulrich’s Periodicals Directory, EZB (Electronic Journals Directory), Educ@.

Para o Volume 49, Número 3, Dezembro de 2024, Comissão Editorial elegeu o seguinte tema: Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições. O período para submissão desses artigos é de 12/07/2024 até 30/09/2024. Os trabalhos deverão se relacionar à ementa a seguir:

Ementa: Este dossiê se justifica por enfocar um tema que ocupa a agenda de pesquisadores de vários campos, uma vez que a configuração e a imbricação com os marcadores sociais, por meio da articulação e assimetrias de diferentes abordagens e perspectivas é um campo fecundo para se discutir a desigualdade educacional e escolar, especialmente após a pandemia do SARS COVID-19. Ou seja, o dossiê busca fomentar a discussão acerca da desigualdade educacional e escolar em relação, diálogo, assimetria ou interseção com os marcadores sociais raça/cor, gênero, nível socioeconômico, território, pessoa com deficiência – bem como novas formas de discriminação presentes nos diferentes contextos educacionais e escolares. Para tal, encorajamos a submissão de estudos de natureza teóricos, metodológica e análises empíricas que apresentem as configurações, delineamentos, invisibilidade de indivíduos, entre outros, a partir de distintas perspectivas, cenários, contextos e territórios em que a desigualdade se materialize. Além disso, os estudos podem apresentar uma vertente interdisciplinar e transversal que contemplem os aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à desigualdade educacional e escolar.

Coordenadores: Carla da Conceição de Lima  (UFVJM); Andrea Paula de Souza Waldhelm  (GESQ/PUC-RIO); Flávia Pedrosa de Camargo (IFMS).

Convidamos, portanto, V.S.ª a nos enviar artigo de sua autoria relacionado ao tema proposto, seguindo as datas de submissão.

Observações importantes:

1)Período de recebimento das submissões: 

12/07/2024 a 30/09/2024 – para o volume 49, n. 3.

2) Submissões on-line: https://www.revistas.ufg.br/interacao. Clique em SOBRE no menu superior do site e depois em SUBMISSÕES ON-LINE. Para completar a submissão, siga os cinco passos;

3) Informe para qual edição a submissão é destinada, inserindo o nome do dossiê/volume, no campo COMENTÁRIOS PARA O EDITOR do formulário de Submissões On-line.

4) Confira as Normas para publicação;

5) Não se esqueça de atualizar seu perfil, quanto ao e-mail, telefone, endereço e ORCID Id.

  

Goiânia/GO, 11 de julho de 2024.

 

Profª. Drª. Miriam Fabia Alves

Editora da Revista Inter-Ação da FE/UFG

Profª. Drª. Karine Nunes de Moraes

Editora Adjunta da Revista Inter-Ação da FE/UFG

Me. Rodrigo Gouvêa Rodrigues

Editor Administrativo/Secretário da Revista Inter-Ação da FE/UFG