DEPORTE Y CINE: INTERFACES HISTÓRICAS Y POSIBILIDADES EDUCATIVAS CONTEMPORÁNEAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76684Resumen
Considerando el cine y el deporte como manifestaciones de la Modernidad, este texto se propone discutir la representación del deporte en el cine desde el contexto moderno y abrir diálogo en contraste con las posibilidades pedagógicas contemporáneas. La investigación es descriptiva con enfoque cualitativo y se organiza en dos momentos. En el primero, hace uso de la sociología del deporte y la comunicación como marco teórico que orienta la lectura de la película Olympia (1938). El segundo narra y discute una experiencia pedagógica en la escuela secundaria. Las reflexiones apuntan a la retroalimentación desde el cine y el deporte para la afirmación de los valores de la modernidad, como la velocidad y la racionalidad, pero también para la reconstrucción de significados, a través de la autoría, en consonancia con la actual política educativa.
Descargas
Citas
ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Revista Textura, Canoas, v. 17, n. 34, p. 48-63, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1501. Acesso em: 1 jul. 2023.
ARAÚJO, A. C. Elementos do Pós-Moderno na representação do Esporte no Cinema contemporâneo. 2012. 154f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Centro de Arte e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
ARAÚJO, A. C. Esporte no cinema contemporâneo: representações e outras sensibilidades culturais. Natal: IFRN, 2018.
BATISTA, A. P. Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32490. Acesso em: 1 jul. 2023.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, M. W.; LUCENA, R. F. Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-205.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018a.
BRASIL. Parecer CEB/CNE nº 3, de 21 de novembro de 2018. Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2018b.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019.
CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
COSTA, F. S. et al. Doping no Esporte: Problematização Ética. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 1, p. 113-122, set. 2005.
ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FANTE, C. Fenômeno bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas SP: Veros, 2005.
FISCHER, R. B. Adolescência em discurso: Mídia e produção de subjetividade. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10281. Acesso em: 1 jul. 2023.
FISCHER, R. B. Mídia e educação da mulher: Uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 586-599, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200015. Acesso em: 1 jul. 2023.
GUTTMANN, A. Du rituel au Record: la nature des sports modernes. Paris: L’Harmattan, 2006.
HANSEN, M. B. Estados Unidos, Paris, Alpes: Kracauer (e Benjamin) sobre o cinema e a modernidade. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 497-557.
MAGNANE, G. Sociologia do esporte. São Paulo: Perspectiva, 1969.
MELO, V. A. Cinema & esporte: diálogos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.
MELO, J. P.; NÓBREGA, T. P. Beleza e conflito em Olympia. In: MARCOS, S.; CHAVES, B. (org.). Clarões da tela: o cinema dentro de nós. Natal: EDUFRN, 2006. p. 83-91.
OLIVEIRA, N. D.; ARAÚJO, A. C. As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: diálogos com a Educação Física. Rev. Educ. Questão, Natal, v. 60, n. 63, e-28991, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28991. Acesso em: 1 jul. 2023.
OLIVEIRA, N. D. et al. de. Currículo do Ensino Médio no estado de Sergipe (Brasil): noções de linguagem e implicações para educação física. Educación Física y Ciencia, [S. l.], v. 25, n. 1, e244, 2023. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce244. Acesso em: 1 jul. 2023.
OLYMPIA. Direção de Leni Riefenstahl. Roteiro: Leni Riefenstahl. Berlim: Studio Films, 1938. (121 min.), P&B.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
SILVA JUNIOR, A. O. da. Cultura e educação: Como operam as pedagogias culturais? Educação, Sociedade & Culturas, [S. l.], n. 64, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/468. Acesso em: 1 jul. 2023.
SILVA, M. R. S. Doping: Consagração ou Profanação. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 1, p. 9-22, set. 2005.
SONTAG, S. Sob o signo de Saturno. Porto Alegre: LP&M, 1986.
TINÔCO, R. G. Educação Física Escolar & Cinema: Experimentando novas formas de ensinar Esporte no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23469. Acesso em: 1 jul. 2023.
TINÔCO, R. G.; ARAÚJO, A. C. Cinema & Educação Física escolar: estado da (7ª) arte. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, p. 835-852, dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42257. Acesso em: 1 jul. 2023.
WERNECK, V. R. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 413-436, jul./set. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.