ESTUDIANTES HAITIANOS, LA BÚSQUEDA DE UN (IM) POSIBLE SUEÑO: LA REALIDAD VIVIDA POR NIÑOS MIGRANTES EN LA EVALUACIÓN ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68238Resumen
Este texto tiene como objetivo discutir la forma en que los estudiantes haitianos son sometidos a procesos de evaluación escolar internos y externos y prácticas de evaluación docente en dos escuelas públicas de Sinop / MT. Los datos presentados en este texto son de enfoque etnográfico y fueron generados a partir de observaciones en el aula, en las clases de los primeros años de las escuelas públicas y que recibieron a estudiantes migrantes haitianos en el período 2015-2016; y entrevista con el director de una de las escuelas encuestadas. Encontramos que los procesos de evaluación están estandarizados y afectan el desempeño y éxito académico de los estudiantes migrantes y que los docentes no estaban preparados para trabajar con la diversidad y la diferencia, el conocimiento y el aprendizaje de estos estudiantes.
PALABRAS CLAVE: Estudiantes Haitianos. Vida Escolar. Evaluación Escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.