AS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DE PAULO FREIRE NO QUE SE REFERE AO DIREITO DO ADULTO À EDUCAÇÃO E O SEU MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67986

Resumo

O presente texto trata da trajetória de vida do educador Paulo Freire, apresentando sua história não somente como homem social, como é conhecido, mas como ser humano e educador, baseado em uma revisão bibliográfica feita em torno da história de sua vida, fundamentada nos estudos de Sergio Haddad (2019), Moacir Gadotti (2004) e nas obras do próprio Freire. Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que investiga acerca dos estudantes de um curso superior que passaram em suas trajetórias escolares pela Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para que esse estudo fosse realizado, foi fundamental o embasamento teórico dos conceitos de Paulo Freire, o que nos despertou interesse não somente em compreendermos os conceitos em si, mas também conhecermos sua história, chegar mais perto da vida desse educador popular que se dedicou aos excluídos, oprimidos e analfabetos.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. História. Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Carla Luz Salaibb Dotta, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul, Brasil, carlasalaibb@gmail.com

Professora da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e professora da Prefeitura Municipal de Imbé. Possui graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Pedagogia pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil, elisete.bernardi@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia (1996). Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006-2007) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Doutorado em educação (2007-2011) pela UNISINOS.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

DOTTA, C. L. S.; GARCIA, E. E. B. AS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DE PAULO FREIRE NO QUE SE REFERE AO DIREITO DO ADULTO À EDUCAÇÃO E O SEU MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1052–1067, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.67986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67986. Acesso em: 29 mar. 2024.