ENSEÑANZA DE LA FORMACIÓN EN PORTUGUÉS LENGUA DE ACOGIDA INDÍGENA: ASPECTOS Y PARTICULARIDADES PARA PERSONAS ORIGINARIAS EN BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65167Resumen
La lengua de acogida se caracteriza por estar insertada en el contexto migratorio, haciendo el vínculo entre lo afectivo y la integración de personas en vulnerabilidad para el aprendizaje de emergencia. Como base teórica se basa este trabajo (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; CABETE, 2010, AMADO, 2013; BARABOSA; SÃO BERNARDO, 2017). El objetivo fue analizar y reflexionar sobre la formación de profesores para la Enseñanza del Portugués como Lengua de Acogida Indígena y verificar la adecuación de esa terminología a partir de un Proyecto de Extensión com estudiantes indígenas y no indígenas. Se aplicó la metodología de escucha sensible de Barbier (2007) y como resultado, las prácticas dirigidas a los pueblos indígenas permiten adecuar el término para este uso, ya que la condición indígena es adecuada y este contexto.
PALABRAS CLAVE: Indígena. L2. Formación de Profesores. Portugués.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.