FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65163

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o delineamento de uma pesquisa bibliográfica acerca da formação continuada de professores, considerando como esta pode representar uma possibilidade de enfrentamento ao adoecimento docente. A análise crítica ocorre sobre o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado, compreendese que pensar uma formação contínua que contribua para esse enfrentamento pressupõe considerar sua articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade, sob o entendimento de que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição do professor emancipado, crítico e capaz de compreender os processos sociais. Enfim, uma formação transformadora. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya Cunha Couto Vital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campos Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, sorayavital@hotmail.com

Doutoranda em Educação e Mestre em Psicologia/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Brasil. Bolsista CAPES.Graduada em Pedagogia e Letras. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia – GEPPE/UFMS.

Vanderlei Braulino Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campos Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, vanderpsico@outlook.com

Mestrando em Educação/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Brasil. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social/UFMS. Graduado em Psicologia/Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia – GEPPE/UFMS.

Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campos Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, surt@terra.com.br

Doutora em Educação. Professora Titular Aposentada dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Brasil. Professora Pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia/UFMS. Coordenadora do GEPPE/Diretório CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação.

Publicado

2021-04-17

Cómo citar

VITAL, S. C. C. .; QUEIROZ, V. B. .; URT, S. da C. . FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 113–130, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65163. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65163. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos