FORMACIÓN DE PROFESORES DE BIOLOGÍA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL CRÍTICA: PERSPECTIVAS INVESTIGADAS EN TRABAJOS DE FINALIZACIÓN DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65154Resumen
Este estudio buscó comprender cómo los egresados de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Pelotas se relacionan con la Educación Ambiental en su formación. A través del Análisis Textual Discursivo, se analizaron catorce resúmenes de Trabajos de Conclusión del Curso de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas de la UFPel. De este fenómeno surgieron dos categorías: "Problematización de la formación del profesorado en Ciencias Biológicas" y "Apoyo a una EA Crítica en la formación de profesores de Ciencias Biológicas". A la vista de los análisis realizados, se evidencia una debilidad en la formación crítica y transversal de los docentes. Creyó que la EA crítica debe ser una estrategia para superar estos obstáculos, dada su importancia en la toma de decisiones sobre aspectos ambientales y sociales inseparables.
PALABRAS CLAVE: Formación Docente. Educación Ambiental Formal. Análisis Textual Discursivo. Ciencias Biologicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.