IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65044Resumen
O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída com
LEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle e
Automação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo de
Geometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem e
metodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento da
atividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos em
sequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eram
digitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora e
imprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais erros
nos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posterior
correção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação e
interesse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre o
aprendizado do conteúdo.
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