IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65044

Abstract

O presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída com
LEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle e
Automação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo de
Geometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem e
metodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento da
atividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos em
sequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eram
digitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora e
imprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais erros
nos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posterior
correção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação e
interesse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre o
aprendizado do conteúdo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Cantarelli Morales, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, acmorales.morales@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias, bolsista CNPq PROSUC/CAPES, Mestra em Educação pela mesma Instituição e Tecnóloga em Automação Industrial e Licenciada em Matemática. Professora da área do conhecimento das Ciências Exatas na Universidade de Caxias do Sul. Atualmente com projeto de tese voltado às influências na escolha da profissionalização de mulheres que optam pela área das Ciências Exatas.

Patrícia Giacomelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, pgiacomelli1@ucs.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Passo Fundo (2000), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (2014). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Microeletrônica e Automação Industrial.

Tatiele Bolson Moro, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, tati.bm@gmail.com

Possui Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (2009), Graduação em Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Mestrado em Nanociências pela Universidade Franciscana (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Tecnóloga da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Tecnologia de Informação e Comunicação, Tecnologias Educacionais.

Francisco Catelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, fcatelli@ucs.br

Possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e Doutorado em Educação - Universite Laval (1995). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução - interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos com material alternativo, laboratório de física e óptica.

Published

2021-04-17

How to Cite

MORALES, A. C.; GIACOMELLI, P.; MORO, T. B. .; CATELLI, F. IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 34–46, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65044. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65044. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos