CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Elaine de Almeida Cabral Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, elaine.cabral@inep.gov.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61143

Resumen

Este artículo analiza diferentes concepciones de la política estatal y social para identificar cómo se presentam tales concepciones em los estúdios de las desigualdades educativas. Estos estúdios se obtuvieron del Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com los siguientes critérios: artículos publicados en los últimos cinco años (2014 a 2019), em português, em revistas revisadas por pares, que contienen las expresiones “desigualdades educacionais” y “Estado”. El análisis mostró que la falta de una concepción clara del estado y su papel influye diretamente em el análisis de los objetivos de la política educativa y su implementación.

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Biografía del autor/a

Elaine de Almeida Cabral, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, elaine.cabral@inep.gov.br

Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (2019) Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2011). Graduada em Geografia pela Universidade de Brasília (2006). Pesquisadora-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

CABRAL, E. de A. CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 435–447, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.61143. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61143. Acesso em: 21 dic. 2024.