MOVIMENTO PARA UMA ESCOLA CONTRA HEGEMÔNICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61138

Resumen

Anomia, conciencia colectiva y solidaridad: los conceptos clásicos dentro de la sociología se tratan en este artículo como puntos de partida para discutir la educación escolar y de derechos humanos como fundamental para construir un mundo más diverso e inclusivo. Este análisis incluye críticas al sistema escolar y la Declaración Universal de Derechos Humanos como herramientas de dominación y perpetuación del poder, estableciéndose como paradigmas en vista de las características emancipatorias que tienen en la imaginación popular. Por otro lado, considerando la escuela como un entorno de producción y no solo de reproducción del conocimiento, se propone que tales paradigmas tengan el poder de actuar como catalizadores y propulsores de las transformaciones hegemónicas contrarias sociales.

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Biografía del autor/a

Alexandre Marini, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, alexandremariniam@gmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós graduando em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo. Graduado com Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Período sanduíche cursado na Universidade do Minho (Portugal). Rendimento acadêmico duplamente premiado pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP) entre os 100 melhores alunos assistidos. Professor de Sociologia na Secretaria de Educação de Minas Gerais. Professor voluntário no projeto Asia Loyola, cursinho preparatório para o ENEM. 

 

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, ddanipassos@gmail.com

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Movimentos sociais, Classe trabalhadora, Sociologia Histórica, Teoria Sociológica; Educação, História e Gênero. É professora adjunta de Sociologia e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). É integrante dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e em História da Educação (NEPHE).

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

MARINI, A.; PASSOS, D. O. R. dos. MOVIMENTO PARA UMA ESCOLA CONTRA HEGEMÔNICA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 448–462, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.61138. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61138. Acesso em: 21 dic. 2024.