OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO, MODALIDADES DE PRÁTICA EDUCATIVA E A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL

Autores/as

  • José Carlos Libâneo UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55234

Resumen

O texto pretende explicitar os significados do termo educação recorrendo à sua origem etimológica, a algumas definições clássicas e à crítica dessas definições com base na dialética materialista. Propõe uma definição da educação nessa perspectiva para, em seguida, identificá-la como objeto de estudo da ciência pedagógica. Aborda as modalidades de educação (informal, não-formal, formal), seus sentidos de instituição, produto e processo e as formas de integração e articulação dessas modalidades, levantando ideias para a setorização do sistema educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-02

Cómo citar

LIBÂNEO, J. C. OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO, MODALIDADES DE PRÁTICA EDUCATIVA E A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 16, n. 1/2, p. 67–90, 2018. DOI: 10.5216/ia.v16i1/2.55234. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55234. Acesso em: 11 jul. 2024.

Número

Sección

Texto Didático