Impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança sobre ser negra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50376

Resumen

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança acerca do ser negro(a). Este estudo caracteriza-se por ser qualitativo e de natureza aplicada. A leitura de mundo relacionada com a criança negra foi avaliada através das respostas de pré e pós testes, obtidas pelo questionário de escala facial. A criança aprende e começa a ler o mundo, antes mesmo de ler as letras. Isso se desdobra em uma gama de interpretações cujos valores se constroem a partir das experiências que as crianças negras vivenciam lendo o mundo em um contexto cujas ações discriminatórias no espaço escolar são presentes. Identifica-se que as intervenções lúdicas possibilitam reflexão e mudanças auxiliando na erradicação de atitudes preconceituosas e estereótipos negativos que existem acerca do ser negro.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, germana.ramirez@unasp.edu.br

Luciane Weber Baia Hees, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, luciane.hees@gmail.com

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

PONCE DE LEON RAMÍREZ, G.; WEBER BAIA HEES, L. Impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança sobre ser negra. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 70–88, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50376. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50376. Acesso em: 17 may. 2024.