THE END OF THE END WORLD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74736

Abstract

This article presents the results of a research with policies and theories of the curriculum field as a chronicle of the present time. The starting point connects Julio Cortázar's short story "O fim do mundo do fim" (1998) and the article "Ecologia dos saberes. Para adiar o fim da escola" (2020). In this article a theoretical line is drawn involving the understanding of the world that begins with its inexorable end in the face of the sociopolitical context in which we currently find ourselves that we define as a conservative neoliberal tsunami (2019), and finally, why we should defend research in university-schools (2020) and which university we want to defend.

KEYWORDS: The End World. Curriculum. Conservative Neoliberal Tsunami. University-schools.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Luiza Süssekind, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pesquisadora Produtividade 2 CNPq. Vice-presidente Sudeste da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, atuando na diretoria e representação do Grupo de Trabalho em Currículo desde 2013. Professora do Departamento de Didática e Coordenadora do PPGEdu/Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Possui Licenciatura Plena em História pela PUC-RJ (1990), Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ (2002) e doutorado (2007) em Educação no PROPED/UERJ. Na Universidade da Columbia Britânica/UBC, Canadá, fez Estágio Pos-doutoral sobre Curriculum Studies in Brazil junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela CAPES.

Fábio André Diniz Merladet, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal, fabioandredm@hotmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e coordenador da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Sua atuação acadêmica e profissional têm como foco pedagogias e metodologias de participação social, formação, educação popular e articulação de organizações e movimentos sociais. Desde 2017 tem realizado diversas consultorias para a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com foco no desenvolvimento de metodologias de organização, facilitação e sistematização de processos formativos e participativos. 

Maria Giulia Scheeffer d’Avignon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Grupo de Pesquisa: Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas - ConCU/UNIRIO. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica na modalidade PIBIC/UNIRIO vinculada ao projeto "Currículos, Conversas, Criações e Resistências nos Cotidianos da Docência" financiado pela FAPERJ.

Published

2023-01-03

How to Cite

SÜSSEKIND, M. L.; MERLADET, F. A. D.; D’AVIGNON, M. G. S. THE END OF THE END WORLD. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 994–1008, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.74736. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74736. Acesso em: 17 jul. 2024.