PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS PARA A PERMANÊNCIA NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68193

Resumo

Tomando o legado de Paulo Freire como referência, apresentamos uma pesquisa que teve o objetivo de investigar o que afeta os alunos da EJA, anos iniciais, de forma a potencializar a vontade de se manterem estudando, permanecendo na escola por mais tempo, minimizando a evasão. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada em três classes de EJA (anos iniciais), no município de Campinas/SP. Os procedimentos metodológicos envolveram a observação em sala de aula e a realização de grupos focais com 31 alunos. A análise explorou os sentidos atribuídos pelos participantes às suas experiências pessoais e escolares. Os fatores que contribuem para a permanência na EJA são: o desejo de inserção cultural e a percepção de que estão aprendendo. As influências da família e do trabalho constituíram tanto motivos de impedimentos como para a permanência.

PALAVRAS-CHAVE: Afetos e EJA. Ensino e Aprendizagem. Escola e Inserção Cultural. Permanência e Evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Regina de Souza Buzioli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil, josianebuzioli@gmail.com

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Diretora Educacional, efetiva, da Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas - FUMEC.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil, cristinatassoni@puc-campinas.edu.br

Doutora e Mestra em Educação pela Unicamp. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

BUZIOLI, J. R. de S.; TASSONI, E. C. M. PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS PARA A PERMANÊNCIA NA EJA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1068–1085, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68193. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68193. Acesso em: 29 mar. 2024.