“SER PRETO, SER GAY, COMO ISSO PODE?” DEBATENDO MASCULINIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80595Palavras-chave:
Masculinidades, Inclusão, Interseccionalidade, Educação FísicaResumo
Este artigo tem como objetivo problematizar as reflexões suscitadas no evento de extensão 9º Ciclo de cinema e diversidade sobre o tema masculinidades e sua relação com aspectos interseccionais, que ocorreu a partir da exibição do documentário “Bicha Preta”. Dialogando a partir de um referencial amplo de inclusão, discute masculinidades e problematiza suas intersecções. Com uma abordagem qualitativa, discorreremos a análise a partir das reflexões e discussões potentes desencadeadas pelos debatedores e participantes, a partir do documentário em tela, utilizando a análise textual discursiva. Percebemos uma participação majoritária e proativa de homens no evento e no debate, discutindo sobre a experiência do homem preto homossexual em um contexto social permeado pelo racismo e pela homofobia. Houve ainda uma invasão à transmissão com intuito de interrompê-la, o que demonstra evidente preconceito, conservadorismo e urgência de visibilidade dessas discussões.
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