GOVERNOS “PÓS-NEOLIBERAIS” NA AMÉRICA LATINA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Angela Cristina Belém Mascarenhas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6572

Resumo

Para discutirmos a relação entre a atuação dos governos e a configuração do campo educacional faz-se necessário explicitarmos uma concepção de Estado e o papel das políticas públicas em seu âmbito. Não se pode negligenciar o fato de que a atuação dos governos submete-se ao papel que o Estado desempenha em uma forma de organização social. Nesse sentido, é fundamental que discutamos o papel do Estado na forma de organização da sociedade capitalista. Segundo Mészáros (2002), os componentes básicos da sociedade capitalista são o capital, o trabalho e o estado, tendo este último um papel importantíssimo, pois constitui a estrutura totalizadora de comando político do capital.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

MASCARENHAS, A. C. B. GOVERNOS “PÓS-NEOLIBERAIS” NA AMÉRICA LATINA E EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 221–229, 2009. DOI: 10.5216/ia.v34i1.6572. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6572. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações