A IGREJA E O ESTADO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1946 A 1979
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56972Resumo
O estudo sobre a formação do professor primário é de fundamental importância para o entendimento acerca da constituição da sociedade e os diferentes papéis assumidos pela Igreja Católica que usufruiu do poder da educação para manutenção de controle social. Este estudo busca analisar a relação da Igreja Católica com a formação de professores no Triângulo Mineiro – MG, no período de 1946 a 1979, a partir de 20 pesquisas de pós-graduação Stricto Sensu que abordaram a formação do professor primário no Triângulo Mineiro. Investigamos, em trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu que discutem a formação do professor primário no Triângulo Mineiro, o estado da arte desse tema. Encontramos 20 trabalhos que o abordam, tendo como sujeitos 43 professores primários, dos quais 21 estudaram em escolas confessionais e 22 professores que, embora tivessem estudado em escolas laicas, disseminavam em suas falas os preceitos difundidos pela Igreja Católica no período de 1946 a 1979. A partir das análises, identificamos também que a Igreja foi um instrumento em parceria com o Estado para a manutenção da ordem social vigente no período de 1946 a 1979.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.