A IGREJA E O ESTADO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1946 A 1979

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56972

Resumo

O estudo sobre a formação do professor primário é de fundamental importância para o entendimento acerca da constituição da sociedade e os diferentes papéis assumidos pela Igreja Católica que usufruiu do poder da educação para manutenção de controle social. Este estudo busca analisar a relação da Igreja Católica com a formação de professores no Triângulo Mineiro – MG, no período de 1946 a 1979, a partir de 20 pesquisas de pós-graduação Stricto Sensu que abordaram a formação do professor primário no Triângulo Mineiro. Investigamos, em trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu que discutem a formação do professor primário no Triângulo Mineiro, o estado da arte desse tema. Encontramos 20 trabalhos que o abordam, tendo como sujeitos 43 professores primários, dos quais 21 estudaram em escolas confessionais e 22 professores que, embora tivessem estudado em escolas laicas, disseminavam em suas falas os preceitos difundidos pela Igreja Católica no período de 1946 a 1979. A partir das análises, identificamos também que a Igreja foi um instrumento em parceria com o Estado para a manutenção da ordem social vigente no período de 1946 a 1979.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Castro Lima, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora no curso de Pedagogia do Instituto Federal Goiano campus Morrinhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professor, práticas e currículo.

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

António Gomes Ferreira is currently Associate Professor of educational sciences in the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, Portugal and Dean in the same institution. From 2015 he is Dean of FPCEUC and responsible for the Pedagogical Quality Services. He was ECTS departmental coordinator. He was member of several internal assessment committees of courses of the University of Coimbra and is external assessment expert in the Agency for Assessment of Higher Education, concerning courses within the field of Educational Sciences. He was member of the Bologna Observatory in the University of Coimbra. He was coordinator of the Master’s Degree in Vocational Training Management and Educational Administration and the PhD in Educational Sciences, both offered by the FPCEUC. He is coordinator of the GRUPOEDE (Group of Policies and Educational Organizations and Educational Dynamics) of the CEIS20. He is author of books and dozens of articles published in national and international journals of the scientific field of Educational Sciences.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

LIMA, M. C.; FERREIRA, A. G. A IGREJA E O ESTADO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1946 A 1979. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 390–407, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56972. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56972. Acesso em: 18 nov. 2024.