Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos

Autores

  • Eliane Gomes-da-Silva, Marcia Buss Simão

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5274

Resumo

O presente artigo busca ampliar subsídios que permitam uma compreensão do ponto de vista das crianças na dimensão da pesquisa em Educação Física Infantil, atentando ao fato de que, a comunicação das crianças não se restringe à capacidade de articulação de argumentos verbais, mas, possuem condições de articular, simultaneamente, as diversas linguagens corporificadas, por sua vez, no seu movimento expressivo. Trata-se de uma reflexão teórica, na qual a revisão da literatura permitiu delimitar os parâmetros da abordagem do tema e propor sua problematização. A conclusão aponta para necessidade de se adotar, nas pesquisas com crianças, uma abordagem multidisciplinar como aporte metodológico, que possibilite, de fato, perceber e incluí-las como partícipes da e na produção de conhecimentos, especialmente aqueles que as afetam diretamente e que podem perspectivar novas formas de intervenção educativa. Palavras-chave: pesquisa, infância, educação física, educação infantil.

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Publicado

2008-12-19

Como Citar

MARCIA BUSS SIMÃO, E. G.- da-S. Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 395–416, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5274. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5274. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê