Impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança sobre ser negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50376

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança acerca do ser negro(a). Este estudo caracteriza-se por ser qualitativo e de natureza aplicada. A leitura de mundo relacionada com a criança negra foi avaliada através das respostas de pré e pós testes, obtidas pelo questionário de escala facial. A criança aprende e começa a ler o mundo, antes mesmo de ler as letras. Isso se desdobra em uma gama de interpretações cujos valores se constroem a partir das experiências que as crianças negras vivenciam lendo o mundo em um contexto cujas ações discriminatórias no espaço escolar são presentes. Identifica-se que as intervenções lúdicas possibilitam reflexão e mudanças auxiliando na erradicação de atitudes preconceituosas e estereótipos negativos que existem acerca do ser negro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, germana.ramirez@unasp.edu.br

Luciane Weber Baia Hees, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, luciane.hees@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

PONCE DE LEON RAMÍREZ, G.; WEBER BAIA HEES, L. Impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança sobre ser negra. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 70–88, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50376. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50376. Acesso em: 2 maio. 2024.