Anúncios

PRORROGAÇÃO - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: 50 ANOS DA REVISTA INTER-AÇÃO

2025-11-04

Caros/as pesquisadores/as,

O Comitê Editorial da Revista Inter-Ação prorroga a chamada para submissão de artigos, que contemplem o dossiê da Revista Inter-Ação, sendo:

Dossiê 50 anos da Revista Inter-Ação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Período de recebimento das submissões:

Até 21/11/2025 

Para mais informações, acesse a chamada.

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: 50 ANOS DA REVISTA INTER-AÇÃO

Edição Atual

v. 50 n. 2 (2025): V. 50, N. 2, 2025 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação
					Visualizar v. 50 n. 2 (2025):  V. 50, N. 2, 2025 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

Este segundo número da Revista foi organizado com muito cuidado para você leitor/leitora! Este número se dedica a discutir a educação de jovens e adultos, a educação infantil, experiências e formação docente, fundamentos da educação, educação e tecnologias, educação inclusiva e educação superior, a partir de um conjunto de artigos organizados em oito blocos.

 

 

Publicado: 2025-09-08

Expediente

Artigos

  • O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES

    Marcia Alvarenga, Monica Paiva Volpato Santos, Alex Luiz de Oliveira Vieira
    447-462
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82561
  • AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM TEMPOS DE REFORMISMO EDUCACIONAL: SOBRE PERDA DE DIREITOS, RESISTÊNCIAS E ESPERANÇAS

    Ivonete de Souza Susmickat Aguiar
    463-476
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83145
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DEFESAS, POLÍTICAS E A REALIDADE

    Pollyana de Paula Pereira, Eliane Cleide da Silva Czernisz, Natália Caroline Fabri Teixeira, Raquel Francisca Silveira
    477-492
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82808
  • JOVENS NEGROS COTISTAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA CARTOGRAFIA DAS RESISTÊNCIAS

    Samuel José Lima de Carvalho, Maria do Socorro Borges da Silva
    493-508
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83102
  • AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1

    Fernanda Caetano, Ana Carolina da Silva Coelho, Leila de Carvalho Mendes
    509-523
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83021
  • INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

    Andreia Beatriz Moreira, Pedro Donizete Colombo Junior
    524-540
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82172
  • A FUNÇÃO SOCIAL DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DAS MÃES-DISCENTES DO CAP/UERN NO ENSINO SUPERIOR

    Andréia Araújo da Nóbrega, Madêlyne Vitória Fernandes da Silva, Eliane Rose Maio
    541-570
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82786
  • GERENCIALISMO E RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS MULHERES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

    Bruna Dalmaso-Junqueira, Filipe Ribas de Aguiar
    571-587
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83083
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESPANHOL RELACIONADO À MIGRAÇÃO E XENOFOBIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO E ANÁLISE

    Julian David Gonzalez Moreno, Valdiney Da Costa Lobo
    588-605
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83101
  • A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS MOMENTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ALGUMAS QUESTÕES INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

    Luciano José Vianna
    606-622
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83133
  • ESTÉTICA, ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE UMA ESTUDANTE-PROFESSORA

    Mariana Datria Schulze, Luciane Maria Schlindwein
    623-639
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82175
  • PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO INICIAL E DESAFIOS

    Barbara Fernandes Correa, Rosana Mara Koerner
    640-654
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82540
  • MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCOLA ANGELINA BEBIANO E DA VILA CORCOVADO EM BREVES, MARAJÓ, PARÁ: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA APOSENTADA E DE UM EX-ALUNO

    Neide Andrade da Silva, Vivian Lobato da Silva
    655-672
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82026
  • AS DISPUTAS PELA ESCOLA: GENEALOGIA DO DISCURSO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DOCENTE

    Diego Lino Silva e Silva
    673-687
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83081
  • TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLAR: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Maria Aparecida Alves
    688-704
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83148
  • A DEMOCRACIA CULTURAL NA REFORMA DO ENSINO: O PROJETO DE RADIOEDUCAÇÃO DO ESCOLANOVISTA GARCIA DE REZENDE

    Wilson Alves de Paiva
    705-718
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82450
  • REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GRAMSCI

    Marcus Ribeiro, Alberto Damasceno, Smile Golobovante
    719-734
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82274
  • AS DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO MUNDO ACADÊMICO: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS ATUAIS

    Francisca Clara de Paula Oliveira, Cibele Ventura Vieira Satuf
    735-752
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83099
  • FUNDAMENTOS TEORICOS DA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS PENSADORES CLÁSSICOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    Edson Geraldo Santos, Thaisa Aparecida de Paula Rodrigues Alves, Bortolo Valfré Baiôcco, Gustavo Araújo Batista
    753-770
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82964
  • “REMEMORAÇÃO DA NATUREZA NO SUJEITO”: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Fábio Caires Correia, João Pedro Araújo dos Santos
    771-782
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82434
  • EDUCAÇÃO NA ERA DA PÓS-VERDADE: PANORAMAS SOBRE A CONVERGÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE CERCEADA PELA DESINFORMAÇÃO

    Tatiana Maria Soares Araujo, Hylio Laganá Fernandes
    783-797
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82048
  • POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: DIMENSÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ECOSSISTÊMICA

    Michelle Jordão Machado, Adriana Justin Cerveira Kampff , Patrícia Lupion Torres
    798-814
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82201
  • APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

    Juan Carlos Ferreira Paulino, Jones Baroni Ferreira de Menezes
    815-831
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82232
  • POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O QUE DIZ A PROPOSTA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024-2034

    Kellyn Regina Lazarotto, Amanda Bertan, Nilce Fátima Scheffer, Oto João Petry
    832-847
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82899
  • CINEMA NA ESCOLA: MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES AUDIOVISUAIS

    Karine Joulie Martins, Lídia Miranda Coutinho
    848-863
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82746
  • A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA

    Joyce Mariana Alves Barros, Maria Aparecida Dias
    864-875
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82098
  • INTERFACES ENTRE A PEDAGOGIA SOVIÉTICA E O DECOLONIALISMO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    876-889
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83129
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUALIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Virgínia Maria de Morais, Marília Costa Morosini, Vera Lucia Felicetti
    890-906
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83144
  • DO JEITINHO À VERSATILIDADE: COMO A MULTICARREIRA NO BRASIL PREPARA ARTISTAS PARA O MERCADO AMERICANO

    Jéssica Alves Araújo
    907-921
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83092
Ver Todas as Edições

Com importância reconhecida pela área, a Inter-Ação, cuja periodicidade se encontra em dia, mantendo-se a regularidade de três números por ano, tem ampla circulação por meio de assinaturas, permutas, doações e vendas, além de estar totalmente disponível online, já portando, desde 2010, o Digital Object Identifier (DOI), utilizado para identificar o conteúdo de documentos em ambiente digital, mesmo que posteriormente eles mudem de endereço ou link.

ISSN eletrônico: 1981-8416

 

Contato: revistainteracao@gmail.com / (62) 3209-6319
Atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h.