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Chamada para submissão de Artigos de Fluxo Geral e para Dossiês - Revista Inter-Ação/2023

2022-11-29

Caros/as pesquisadores/as,

O Comitê Editorial da Revista Inter-Ação abre chamada para submissão de artigos, que contemplem os dossiês da Revista Inter-Ação, sendo:

Volume 48, Nº 1, jan/abr., 2023 – submissões com temáticas relacionadas ao escopo da revista;

Dossiê - A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação (Volume 48, Número 2, maio/ago., 2023);

Dossiê - Mídias, tecnologias e história: pesquisa, memória e ensino (Volume 48, Número 3, set/dez., 2023).

Período de recebimento das submissões: 

29/11/2022 a 15/01/2023 – para o volume 48, nº 1;

29/11/2022 a 01/03/2023 – para dossiê – volumes 48, número 2;

01/04/2023 a 01/07/2023 – para dossiê – volumes 48, número 3;

Para mais informações, acesse a chamada.

Saiba mais sobre Chamada para submissão de Artigos de Fluxo Geral e para Dossiês - Revista Inter-Ação/2023

Edição Atual

v. 47 n. 2 (2022): O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios
					Visualizar v. 47 n. 2 (2022): O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios
Refletir sobre as experiências de Educação do Campo no Brasil, assim como em outros nos países da América Latina e Caribe. No Brasil essa experiência já alcançou duas décadas de luta, materializando-se em um relevante conjunto de Políticas Públicas, conquistadas a partir do protagonismo dos movimentos camponeses.  Tais políticas incluíram o desenvolvimento da Educação nas áreas de Reforma Agrária (PRONERA); formação inicial  e continuada  de professores (LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO; SABERES DA TERRA e ESCOLA DA TERRA);  a elaboração de livros didáticos específicos (PNLD CAMPO); a formação da Juventude Rural (RESIDÊNCIA AGRÁRIA e RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM), entre outras. Porém, com o golpe e a ascensão da extrema direita ao poder, os fundos públicos destinados à  execução de tais políticas foram quase totalmente extintos, assim como o foram também as   instâncias de deliberação colegiada das mesmas, nas quais havia uma forte participação da sociedade civil. Agravando ainda mais o quadro de execução de tais políticas, sobrevieram os desafios impostos pela Pandemia da COVID 19, que teve grande impacto na garantia do direito à educação do campesinato. A partir deste complexo contexto, o presente Dossiê objetiva produzir um balanço sobre a situação atual das lutas pelo direito à Educação do Campo, através de análises sobre a execução de diferentes políticas públicas que a materializaram, dando ênfase aos desafios que pairam sobre sua continuidade neste momento histórico de graves ameaças à educação pública e a existência dos sujeitos camponeses, que enfrentam um desmedido aumento da violência por parte do agronegócio sobre suas terras; territórios e identidades.
Publicado: 2022-08-31

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