Os projetos capital e trabalho no processo de elaboração da LDB
recuperação histórica da luta de classe sob o capitalismo dependente
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74295Palavras-chave:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação;, Reforma do Estado, Capitalismo DependenteResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos do capital e do trabalho na elaboração das diretrizes e bases da educação nacional nos anos 1990, evidenciando a preponderância do projeto do capital na lei aprovada. Evidencia-se que a burguesia nacional reproduziu os traços do capitalismo dependente, pois incorporou as demandas e orientações expressas nos acordos internacionais, a revelia dos dilemas, das necessidades e das discussões consensuadas na comissão de educação. A hipótese, portanto, é de que houve ingerência da pauta dos organismos internacionais na redefinição do papel do Estado e na materialização do texto da LDB, garantindo o aprofundamento das relações capitalistas dependentes por uma dupla articulação, isto é, sob o imperialismo existe uma articulação interna e externa que unifica os interesses do capital.O projeto de lei que expressava uma conciliação aberta para a educação foi posto de lado e os princípios que constam na legislação aprovada, se comparados com as propostas citadas, foram esvaziados de seu sentido político e pedagógico.
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