A formação de professores e orientadores educacionais desenvolvida pela Comissão Brasileiro-Americana (CBAI) para o ensino industrial no Brasil (1946-1963)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74290Palabras clave:
CBAI, ensino industrial, racionalização científicaResumen
Esse artigo tem por objetivo analisar as prescrições definidas pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) na formação de professores e orientadores educacionais para o ensino industrial no Brasil, durante o período em que programa de cooperação atuou no país, entre 1946 e 1963. O conjunto de práticas pedagógicas precisadas pela CBAI tinha por base a denominada Racionalização Científica, inspirada na realidade do trabalho fabril e adaptado para o ambiente escolar. Utilizou-se como fonte de pesquisa o Boletim da CBAI, publicação do referido programa sobre a concepção de ensino e sobre a atuação da referida Comissão, com o fito de compreender a importância que a CBAI conferia ao ensino industrial como condição para o desenvolvimento econômico, e como tal entendimento se entrelaçava com as práticas formativas efetivadas. Conclui-se pela influência do americanismo como diretiva na formação docente e de orientadores para o ensino industrial, responsáveis que seriam pela conformação da força de trabalho de nível técnico para a indústria brasileira.
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