A formação de professores e orientadores educacionais desenvolvida pela Comissão Brasileiro-Americana (CBAI) para o ensino industrial no Brasil (1946-1963)

Autores/as

  • Mario Lopes Amorim Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74290

Palabras clave:

CBAI, ensino industrial, racionalização científica

Resumen

Esse artigo tem por objetivo analisar as prescrições definidas pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) na formação de professores e orientadores educacionais para o ensino industrial no Brasil, durante o período em que programa de cooperação atuou no país, entre 1946 e 1963. O conjunto de práticas pedagógicas precisadas pela CBAI tinha por base a denominada Racionalização Científica, inspirada na realidade do trabalho fabril e adaptado para o ambiente escolar. Utilizou-se como fonte de pesquisa o Boletim da CBAI, publicação do referido programa sobre a concepção de ensino e sobre a atuação da referida Comissão, com o fito de compreender a importância que a CBAI conferia ao ensino industrial como condição para o desenvolvimento econômico, e como tal entendimento se entrelaçava com as práticas formativas efetivadas. Conclui-se pela influência do americanismo como diretiva na formação docente e de orientadores para o ensino industrial, responsáveis que seriam pela conformação da força de trabalho de nível técnico para a indústria brasileira.

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Biografía del autor/a

Mario Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

LOPES AMORIM, M. A formação de professores e orientadores educacionais desenvolvida pela Comissão Brasileiro-Americana (CBAI) para o ensino industrial no Brasil (1946-1963). História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 244–258, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.74290. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74290. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História, trabalho e cidadania