Tendências do currículo da formação superior em Educação Física: universalismo ou relativismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82892

Palavras-chave:

Educação Física, Curr´ículo, Universalismo, Relativismo

Resumo

No currículo suscitam tensionamentos de modo que as disciplinas que o compõem tendem entre o universal e o relativo. Desse modo, o artigo tem como objetivo identificar tendências da formação superior em Educação Física no processo de adequação das Universidades Federais a Resolução CNE/CES nº 6, de 2018. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental no currículo das instituições que oferta o curso de Educação Física nas modalidades de licenciatura e bacharelado por meio da análise de suas disciplinas. Como resultado, observou-se que não há unidade entre os currículos das instituições; as disciplinas apresentam certa pluralidade, mesmo entre universidades da mesma região; não há consenso sobre certos conhecimentos universais, imprescindíveis para a formação do professor.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

MALINA, André; RAMYSSÉS VIEIRA DIAS, Leon; ALINE ZANELA, Jennifer; MARTINS, Cássio; CORREIA MACIEL, Caroline; CELESTE BARRETO DE AZEVEDO, Ângela. Tendências do currículo da formação superior em Educação Física: universalismo ou relativismo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82892. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82892. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas