Redimensionamento curricular dos cursos de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82819

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Educação Física, Diretriz curricular

Resumo

Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de redimensionamento curricular dos cursos de Educação Física da UNEB. Destacamos a oferta de curso de bacharelado em instituição pública na Bahia; o enfrentamento da perspectiva neotecnicista da Resolução CNE/CES 06/20; o núcleo integrador como possibilidade de minimizar a fragmentação da formação; o fato de se assumir uma perspectiva crítica de formação e de Educação Física; a unificação curricular em uma universidade multicampi, sem abandonar a inserção regional nos contextos locais. Concluímos que a disputa curricular, neste caso, deu-se entre o “pacote pronto” da diretriz e a autonomia da autoria curricular da IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

BENEVIDES DA COSTA, Martha; LOPES CAVALCANTE NETO, Jorge; GOMES DOS SANTOS, Rafaela. Redimensionamento curricular dos cursos de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): um relato de experiência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82819. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82819. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas