A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física nos programas de pós-graduação: uma análise a partir de teses e dissertações publicadas de 2019 a 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82798

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação docente, Educação Física

Resumo

O artigo objetivou mapear e analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (DCNEF) foram abordadas pela literatura acadêmica produzida no contexto dos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Metodologicamente, compreende uma revisão de literatura do tipo integrativa, baseada em teses e dissertações, publicadas no período de 2019 a 2024 e disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam as DCNEF como convergentes com as reformas neoliberais da educação, inclinadas a atender às demandas imediatas do capital, seja pela concepção de formação humana flexível ao mercado, seja pela ampliação de nichos de serviços educacionais.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

MAGALHÃES MONARD NASCIMENTO, Paulo; HACK, Cássia. A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física nos programas de pós-graduação: uma análise a partir de teses e dissertações publicadas de 2019 a 2024. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82798. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas