A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física nos programas de pós-graduação: uma análise a partir de teses e dissertações publicadas de 2019 a 2024
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82798Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação docente, Educação FísicaResumo
O artigo objetivou mapear e analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (DCNEF) foram abordadas pela literatura acadêmica produzida no contexto dos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Metodologicamente, compreende uma revisão de literatura do tipo integrativa, baseada em teses e dissertações, publicadas no período de 2019 a 2024 e disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam as DCNEF como convergentes com as reformas neoliberais da educação, inclinadas a atender às demandas imediatas do capital, seja pela concepção de formação humana flexível ao mercado, seja pela ampliação de nichos de serviços educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
