Percepções dos usuários de CAPS acerca da Educação Física na saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64571

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação Física, Percepção

Resumo

Estudo qualitativo com objetivo de analisar as percepções de usuários de Caps sobre as práticas realizadas no grupo da educação física. Os dados foram coletados por meio de  grupos focais e observações, e submetidos à Análise de Conteúdo, a partir da Dimensão da saúde e Dimensão do sentir. Os resultados revelaram diferentes paradigmas de saúde e modos de sentir, que podem orientar as práticas para valorização da autoestima, superação da ideia de ocupação do ócio, circulação em outros espaços sociais, produção de momentos de catarse e equilíbrio de energia, e ampliação do suporte social, tendo a liberdade enquanto elemento norteador das ações. Mas é necessário, também, avançar na articulação setorial e intersetorial, criando possibilidades nos territórios existenciais. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Grazielle Pires de Carvalho, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, talitagraziellepires@gmail.com

Doutoranda do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

REUBENS LEONIDIO, A. C.; PIRES DE CARVALHO, T. G. .; SILVESTRE MONTEIRO DE FREITAS, C. M. Percepções dos usuários de CAPS acerca da Educação Física na saúde mental. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64571. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64571. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais