PERCEPTIONS OF CAPS USERS ABOUT PHYSICAL EDUCATION IN MENTAL HEALTH

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64571

Keywords:

Mental health, Physical Education, Perception

Abstract

Estudo qualitativo com objetivo de analisar as percepções de usuários de Caps sobre as práticas realizadas no grupo da educação física. Os dados foram coletados por meio de  grupos focais e observações, e submetidos à Análise de Conteúdo, a partir da Dimensão da saúde e Dimensão do sentir. Os resultados revelaram diferentes paradigmas de saúde e modos de sentir, que podem orientar as práticas para valorização da autoestima, superação da ideia de ocupação do ócio, circulação em outros espaços sociais, produção de momentos de catarse e equilíbrio de energia, e ampliação do suporte social, tendo a liberdade enquanto elemento norteador das ações. Mas é necessário, também, avançar na articulação setorial e intersetorial, criando possibilidades nos territórios existenciais. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Talita Grazielle Pires de Carvalho, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, talitagraziellepires@gmail.com

Doutoranda do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB

Published

2021-04-16

How to Cite

REUBENS LEONIDIO, A. C.; PIRES DE CARVALHO, T. G. .; SILVESTRE MONTEIRO DE FREITAS, C. M. PERCEPTIONS OF CAPS USERS ABOUT PHYSICAL EDUCATION IN MENTAL HEALTH. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64571. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64571. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais