A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11370Palavras-chave:
Território, Educação, Poder PúblicoResumo
Desde o início da era industrial na Europa, a procura pelo lugar estratégico para se estabelecer como cidadão nos grandes centros urbanos é uma constante, porém é fato a inviabilidade de moradia e acesso aos recursos necessários em locais de centralidade nos grandes municípios sem que haja muitos investimentos, situação esta, distante para a maioria da população. Com o fenômeno da periferização, o Estado se viu na obrigatoriedade de fornecer meios para a manutenção mínima de sobrevivência do indivíduo, sendo a educação uma destas necessidades básicas do ser humano. Através de revisão de literatura sobre território e educação, este trabalho buscou contextualizar a ação do poder público (Estado de São Paulo) na área da educação frente ao processo de crescimento territorial em sentido à periferia, não discutindo as ideias de qualidade do ensino, mas o trabalho realizado em prol da universalização da educação básica através do estabelecimento de escolas em locais cada vez mais distantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).