A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Rui Anderson Costa Monteiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Miguél León Gonzalez Universidade Cruzeiro do Sul
  • Dirce Harue Ueno Koga Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11370

Palabras clave:

Território, Educação, Poder Público

Resumen

Desde o início da era industrial na Europa, a procura pelo lugar estratégico para se estabelecer como cidadão nos grandes centros urbanos é uma constante, porém é fato a inviabilidade de moradia e acesso aos recursos necessários em locais de centralidade nos grandes municípios sem que haja muitos investimentos, situação esta, distante para a maioria da população. Com o fenômeno da periferização, o Estado se viu na obrigatoriedade de fornecer meios para a manutenção mínima de sobrevivência do indivíduo, sendo a educação uma destas necessidades básicas do ser humano. Através de revisão de literatura sobre território e educação, este trabalho buscou contextualizar a ação do poder público (Estado de São Paulo) na área da educação frente ao processo de crescimento territorial em sentido à periferia, não discutindo as ideias de qualidade do ensino, mas o trabalho realizado em prol da universalização da educação básica através do estabelecimento de escolas em locais cada vez mais distantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul - SP.

http://lattes.cnpq.br/4690860229433486

 

Miguél León Gonzalez, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul.

http://lattes.cnpq.br/1653645816368598

Dirce Harue Ueno Koga, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul.

http://lattes.cnpq.br/6720297450239893

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

MONTEIRO, R. A. C.; GONZALEZ, M. L.; KOGA, D. H. U. A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11370. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11370. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão