A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11370Keywords:
Território, Educação, Poder PúblicoAbstract
Desde o início da era industrial na Europa, a procura pelo lugar estratégico para se estabelecer como cidadão nos grandes centros urbanos é uma constante, porém é fato a inviabilidade de moradia e acesso aos recursos necessários em locais de centralidade nos grandes municípios sem que haja muitos investimentos, situação esta, distante para a maioria da população. Com o fenômeno da periferização, o Estado se viu na obrigatoriedade de fornecer meios para a manutenção mínima de sobrevivência do indivíduo, sendo a educação uma destas necessidades básicas do ser humano. Através de revisão de literatura sobre território e educação, este trabalho buscou contextualizar a ação do poder público (Estado de São Paulo) na área da educação frente ao processo de crescimento territorial em sentido à periferia, não discutindo as ideias de qualidade do ensino, mas o trabalho realizado em prol da universalização da educação básica através do estabelecimento de escolas em locais cada vez mais distantes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-13
How to Cite
MONTEIRO, R. A. C.; GONZALEZ, M. L.; KOGA, D. H. U. A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11370. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11370. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos de Revisão