A presença dos museus da imagem e do som na web
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.74576Palavras-chave:
Museus da Imagem e do Som, Patrimônio audiovisual, Gestão de acervos digitais, Websites, Redes SociaisResumo
Este artigo objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório e de inspiração para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.
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